
A wicca é,sem qualquer dúvida uma religião devidamente organizada sob a proteção da primeira emenda da costituição dos Estados Unidos,como definida pela lei federal (Dettmer v. Landon) e como sustentada pelo congresso dos Estados Unidos,com a revogação de Emenda de Helms.A Wicca tem sido indentificada como uma religião aceitável para membros das forças armadas dos Estados Unidos,e nossas crenças básicas são explicados no Manual dos capelães Militares dos Estados Unidos.
A Wicca é, assim,uma religião indentificável e reconhecida por qualquer teste que possa ser aplicadoa esta terminologia.Como na maioria das religiões.a Wicca tem um conceito de ética,o codigo de comportamento queé definido pelo The American Heritage Dictionary como" um ramo da filosofia que tenta auxiliar-nos a compreender quais os caminhos da vida que são dignos de serem seguidos e cujas ações são certas ou erradas".Apalavra ética é descrita por The Concise Columbia Enciclopedia como"o estudo da natureza geral da moral e das escolhas morais específicas a serem feitas por uma pessoa ;ou a filosofia,as regras ou padrões morais que governam a conduta de uma pessoa ou membro de uma profissão".
A ética de nossa religião esta apropriadamenteincorporada na lei Wicca (também conhecida como Ética Wicca),como tambem na Rede Wicca e na Regra de Três,que às vezes é chamada de Lei Tripa. Esta tradução da Lei Wicca, como mostrada aqui,é uma forma consideravelmente truncada de duas versões muito mais longas.As origens factuais das duas versões, são incertas para mim,mas ambas devem datar do início do século XX.Não obstante, estas palavras ainda foram a pedra angular da ética wicca.
Viver da lei Wicca a aliança,
Com perfeito amor e perfeita confiança,
Oito palavras podem a Rede rusumir:
Faça o que desejar sem a ningém ferir!
E atenção para a Regra de Três:
Tudo que enviamos,volta outra vez.
Seguir esta regra por toda vida,
Para um feliz encontro e uma feliz partida.
Este é o ponto em que a Wicca e algumas religiões pagãs podem diferir quanto a interpretação e aplicação.Não afiemo que todas as mágikas ritualistica pagãs acatem o conceito da lei Wicca, mas apenas que nós, que seguimos e praticamos a Wicca, esforçamo-nos para cumpri-la.Os Wiccas assumem total responsabilidades por seus atos.Temos plena consciência de que apenas nós somos responsáveis por todos e quaisquer efeitos resultantes de nossos atos mágikos.Este conceito faz parte do que somose do que fazemos,e é o que nos separa de algumas religiões pagãs. A Wicca não está acima de quaisquer outra religiões pagãs e não é melhor do que elas:simplesmente é diferente.
Nós que seguimos o Caminho Wicca sabemos e compreendemos plenamente que a Lei Wicca não é um mandamento nem uma lei em qualquer sentido legal .É uma Lei no sentido ético,uma diretriz para nossas ações.
Embora possa não ser antiga e venerada,ela ainda é a diretriz ética pela qual pautamos nossa pratica da magia.Se pudermos,de alguma forma,incorporar seus pricipios em nosso dia-a-dia fora do Ofício,tanto melhor.Como guia, ela pode ser seguida mas resolutamente por alguns do que por outros,e,no final,o conceito de "não ferir ninguem",provavelmente estará sempre sujeito a interpretações e compreenções dos praticantes.Pessoalmente,interpreto-a como esta escrita,sem qualificações,e esta interpretação tem sido a base de minha prática ética de feitiçaria ,desde meu primeiro contato com esse caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentario.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.