
os sabbth
Os Sabás Sabbath No passado, quando as pessoas viviam em conjunto com a natureza, o passar das estações e os ciclos lunares da lua tinham um profundo impacto em cerimônias religiosas. Por ser a Lua vista como um símbolo da Deusa, cerimônias de adoração e magia aconteciam sob sua luz. A chegada do inverno, as primeiras atividades da primavera, o quente verão e a entrada do outono também eram marcadas por rituais. O calendário religioso Wiccano possui treze celebrações de Lua Cheia e oito Sabbath ou dias de poder. Quatro desses dias(ou melhor noites) são determinados pêlos solstícios e equinócios, o início astronômico das estações. Os outros quatro rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos. Os rituais estruturam e adernam o ano Wiccano, além de nos lembrar do infinito ciclo que perdurará muito depois que partimos. Os Sabbaths nos contam uma estórias da Deusa e do Deus de sua relação e de seus efeitos sobre a fertilidade da Terra. Muitas são as variações destes mitos. Outra coisa os Sabbaths tem datas parecidas com as comemorações cristãs, mais não significa que a Wicca "copiou" o cristianismo, já que a Wicca é uma religião pré-cristã.
A Roda do Ano A Roda do Ano representa o sagrado círculo onde a Deusa virgem concebe seu filho, o vê crescer, se apaixona por ele, até que a morte leve-o a Terra da Juventude Eterna, para novamente renascer. Muitas pessoas tem dificuldade de aceitar que o deus morra, por não entenderem que ele realmente é Eterno - tão eterno quando a natureza. Ele sacrifica-se para dar continuidade a própria vida, fechando o Sagrado Círculo - Criação, crescimento, apogeu e declínio.
A Destruição do velho revigora a força Natural, pois este é substituído pelo novo. Essa Roda é marcada pêlos oito Sabbaths.
Yule Sua comemoração acontece por volta do dia 21 de junho. Nesse período a Deusa da a luz a seu filho e amante, o Deus Cornífero. Yule é um tempo de grande escuridão, da mais longa noite do ano, quando o inverno se estabelece. Entre os antigos povos primitivos, era o dia em que imploravam que o inverno não fosse por demais rigoroso e que as forças da natureza estivessem sempre ao seu lado. Como o Deus Cornífero também é o Sol, Yule marca o renascimento desse astro dentro da Roda do Ano. No período de Yule, devemos ornamentar nosso altar com um azevinho, folhas de figueira ou cipreste e manter velas acesas simbolizando o retorno da luz do Sol. Esse é o tempo da realização de feitiços e preparação de amuletos voltados para a proteção. Em Yule, honramos a Deusa no seu aspecto divino e eterno de Mãe, sendo o Deus sua criança divina, o novo ano solar.
Ervas Típicas do Yule - Louro, Camomila, Alecrim, Sálvia, Zimbo, Cedro e outras. Comidas Típicas do Yule - Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e peras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de gengibre ou hibisco.
Imbolc Celebrado por volta do dia 31 de julho ou 1 de agosto. Imbolc marca o restabelecimento da Deusa após ter dado à luz ao seu filho Deus. Ela é acordada, então, pela luz dos dias, que se tornam gradativamente mais longos. Seu filho já não é mais um bebê, tendo se tornado um jovem sedutor, e seu poder é sentido no morno calor dos dias, agora um pouco mais compridos. Esse calor fertiliza a Terra, ou seja, a Deusa, e proporciona ao longo do período a germinação das sementes. É o sabbath dedicado à purificação. É a festa da fertilidade, caracterizada por muitas velas acesas, que representam nossa própria iluminação e inspiração. Imbolc também é conhecido como Oimelc, Lupercalia, Festa de Pã, dia de Brigit, além de outro nomes. Nesse período, não existem flores nem frutos no altar, representando o que acontece com a natureza. É tempo propício para a realização de feitiços ligados à fertilidade e à prosperidade.
Ervas Típicas do Imbolc - Angélica,Manjericão,Louro,Benjoin,Urze,Mirra e Flores amarelas Comidas Típicas do Imbolc - Laticínios,Creme azedo,Comidas condimentadas e encorpadas,Pratos com pimenta, curry, cebolas, cebolinha ou alho - porro, pratos com passas e um vinho bem forte.
Ostara Celebrado por volta do de 21 de setembro, é o Equinócio de Primavera. Neste dia comemoramos o primeiro dia de primavera, quando as energias da natureza desabrocham de forma exuberante. É o tempo em que a Deusa envolve a Terra com seu manto fértil e o Deus Cornífero vivência sua maturidade. No período de Ostara, noites e dias são iguais e tanto o Deus como a Deusa impelem os animais selvagens à reprodução. É o tempo em que vivenciamos o começo enquanto ação que nos leva a novos acontecimentos. Nosso altar deve estar decorado com narcisos e ovos coloridos. Os narcisos representamos primeiras flores da primavera e os ovos pintados, a fertilidade. Devem ser realizados feitiços ligados a começos, ou seja, novos amores, nova casa, novo emprego, nova vida, etc. Em Ostara, a Deusa é reverenciada no seu aspecto de Deusa da Primavera, e o Deus, no seu aspecto de Deus da Fertilidade.
Ervas Típicas do Equinócio da Primavera - Cinco - folhas, Narciso, Madressilva, Íris, Jasmim,Rosa, Morango e Violeta. Comidas Típicas do Equinócio da Primavera - Sementes como o Girassol,abóbora e gergilin,assim como Castanhas de Pinheiro. Brotos, verduras folhosas e verdes. Pratos com flores, como nastúrcios recheados ou bolinhos de cravo.
Beltane É celebrado no dia 31 de Outubro. Beltane marca a entrada do Deus Cornífero no seu período adulto; ele já não é mais um jovem sedutor e se transformou num verdadeiro homem. Dentro de si habita toda a potência da natureza masculina, e ele deseja a Deusa ardentemente. Ela também se apaixona, e juntos fazem amor sobre as relvas floridas. Nesse ritual, deve-se colocar no jardim um tronco ou mesmo um bambu, no centro de um grande círculo. Esse poste deve ser muitas fitas coloridas que cairão quase até o solo. As pessoas deverão dançar em círculo, segurando a ponta de uma fita. Na verdade, esse poste representa nada mais nada menos do que o fallus, ou seja, o órgão genital masculino. Deve-se ter também nesse período o caldeirão repleto de água com flores boiando na sua superfície. O altar deve estar decorado com uma grande variedade de flores. É tempo dos feitiços ligados à fertilidade feminina e ao amor. A Deusa é, então, venerada como noiva, e o Deus, como Senhor da Floresta; Beltane é tempo de celebração da Sagrada União.
Ervas Típicas do Beltane - Ameêndoa.Angélica,Freixo,Margarida,olíbano,Hera,Mal-me-quer. Comidas Típicas do Beltane - Alimentos vindos ou derivados do Leite,Creme de cravo-de-defunto,Sorvetes de baunilha,bolos de aveia.
Litha É celebrado por volta de 21 de dezembro. É o tempo do solstício de verão, quando os poderes da Natureza se encontram no apogeu, e a Terra se encontra banhada pela fertilidade da Deusa e do Deus. Tudo é claro, e o sol brilha com enorme intensidade
. É tempo das flores solares, como o girassol e a calêndula. O altar deve ter muitos girassóis expressando a potência do Sol nessa época. Ervas mágicas devem ser queimadas no incensário e é também o tempo de colher.Os feitiços são os que estão destinados a aumentar nossas energias e também os de proteção. A Deusa é honrada no seu aspecto Gaia, Mãe Terra, e o Deus, no seu Aspecto de Deus Sol.
Ervas Típicas do Midsummer - Camomila,Sabugueiro,Lavanda,Artemísia,Pinho,Rosas,Verbena,Samambaia,Cravo, Margarida,Lírio e Hera.
Comidas Típcas do Midsummer - Frutas frescas e vinho doce Lammas É celebrado por volta do dia 2 de fevereiro. Também conhecido sob nome de Lughnasadh, é o período da colheita, quando as plantas da primavera mostram seus frutos e sementes, assegurando, assim, futuras colheitas. Nesse período, o Deus Cornífero gradualmente perde sua força, e as noites vão lentamente ficando mais longas do que os dias. A Deusa observa ternamente o fenecimento de seu amante, sabendo que, dentro dela, ele vive enquanto seu filho.
No altar devemos colocar ramos de trigo, espigas de milho e flores da estação. Assamos bolos e pães, e os comemos junto com outros frutos do verão. É tempo de agradecer o alimento recebido e realizar os feitiços ligados à prosperidade. A Deusa é, então, honrada no seu aspecto Semente, e o Deus é reverenciado no seu aspecto de Senhor da Colheita.
Ervas Típicas do Lughnasadh - Flores de Acárcia, Aloé,Talo de milho, olíbano, Girassol, Trigo, Maça Verde, Uva, Pêra, Groselha, Abrunho e Urze.
Comidas Típicas do Lughnasadh - Pães, Amoras pretas e outras frutinhas, frutos do Carvalho(já livres de seu veneno),Maçãs Verdes, Frutas da época e Vinho de Uva.
Mabon É celebrado por volta de 21 de março. É o equinócio de outono, quando a colheita iniciada em Lammas atinge sua plenitude. Mais uma vez dias e noites são iguais, e o Deus se prepara para partir, deixando seu corpo físico e ingressando na sua jornada rumo ao impessoal, para dar lugar ao renascimento da Deusa. A Natureza declina, preparando-se para o inverno. As folhas caem melancolicamente, e tudo parece fenecer tal qual o luminoso Sol. Nesse período o altar deve ser adornado com flores da estação e alguns frutos. É tempo de realização, de feitiços banidores daquilo que não mais se quer, como hábitos sedimentados ou, mesmo, doenças. A Deusa é, então honrada no seu aspecto de Mãe Terra Provedora, e o Deus é homenageado no seu aspecto de Grão.
Ervas Típicas do Mabon - Áster,Madressilva,Mal-me-quer,Mirra,Folhas de carvalho,Flor de Maracujá,Avelã,Milho, Älamo,Feixes de trigo e Cones de Cipestre. Comidas Típicas do Mabon - Pão de Milho,Milho,Abóbora e feijões cozidos e Leite. Samhain É celebrado por volta do dia 30 de abril, 1 de maio. É o período de despedida do Deus Cornífero, que vai penetrar na eterna escuridão e retornar, renascido em Yule.
Samhain é também conhecido sob nome de Festa dos Mortos e Festa das Maçãs. Por ser uma das datas mais importantes para as bruxas, em que se comemora a passagem do ano, ponto em que a Roda completou seu ciclo, Samhain também tornou-se conhecido como Dia das Bruxas. Samhain é tempo de reflexão, em que olhamos para o Ano que passou e procuramos reconhecer nossos atos e deles extrair o significado de nossa vivência. Nesse dia, as bruxas sentem que o grande portal que separa a realidade física da espiritual está aberto, e nessa noite relembramos nossos ancestrais e podemos estabelecer intensa ligação com eles. O altar deve ser ornamentado com maças e folhas de cipreste, e em seu centro deve-se colocar uma cuia cheia de água e algumas velas acesas. É o dia da celebração da escuridão e da morte , e os espíritos nos auxiliam na leitura de oráculos.
Em Samhain reverenciamos a Deusa no seu aspecto de Senhora dos Mistérios e o Deus, em seu aspecto de Senhor da Morte. É o período em que o ciclo se cumpre, deixando-nos a esperança do renascimento.
Ervas Típicas do Samhain - Maçãs,Verbena,Abóboras,Sálvia,Palha,Crisâtemo,Absinto,Pêra,Avelã,Romã ,Grãos, Castanhas e Milho. Comidas Típicas do Samhain - Beterrabas,Nabos,Milho,Castanhas,Gengibre,Cidra,Vinho Quente e pratos com abóboras e pratos com carne. Os sabbaths são comemorações alegres e festivas. Não os comemore sérios de mais, não se preocupe se errar ou esquecer as palavra. dê uma boa risada e comece de novo!!! Afinal tudo é festa!!!LEI DO JURAMENTOLei do Juramento Muitas vezes alguns me perguntam se acaso existe algum tipo de Ética ou "mandamentos" na Bruxaria Wicca , contudo os que já tem estudado a Antiga Religião a um certo tempo , bem sabe que sua única Lei , ou pelo menos a mais difundida é a de "Faça o que quiser , mas não faça mal a ninguém. Contudo , Alex Sanders , chegou a formula um conjunto de Leis, para sua tradição , porem muitos das Leis estão bem desatualizados e eram difíceis de serem lidos. O que apresento aqui , não é bem uma Lei e sim um grupo de frases das quais me baseei no trabalho de Sanders , mas as tornei mais próprias da minha visão e tradição, e que elas sirvam de uma reflexão para todos , e lembrando que não são as únicas verdades a serem seguidas , assim como eu não sou o senhor das verdades. Siga o seu coração , em paz , amor e perfeita confiança. A lei do juramento A Lei do juramento foi feita para os seguidores da antiga religião, para aconselha-los e ajuda-los. Os seguidores da antiga religião devem prestar justa adoração aos Deuses e ouvir suas vontades. Os seguidores da antiga religião devem amar os Deuses , sendo dominado pelo amor deles. Com amor e adoração em seus corações eles devem elevar seu poder e corpo aos Deuses. Os seguidores da antiga religião devem estar apropriadamente preparados para estar na presença dos Deuses. E é necessário erguer um templo que é o circulo, seja ele invocado e purificado verdadeiramente. E que assim seja um local apropriado para os Deuses entrarem. O coven deve ser liderado em perfeito amor e confiança , por pessoas que queiram fazer parte do amor universal junto a Deusa e ao Deus. A força representante dos Deuses no interior do grupo deve de ser o orgulho do mesmo. Devemos celebra nossos mistérios sagrados em harmonia e em segredo para os que possam desequilibra a harmonia já formada. Devemos manter os assuntos da Arte apenas entre os membros do grupo. O que é grupo , deve ser apenas do grupo. Nunca devemos falar pelo grupo , se não foi decidido pelo grupo. Não represente o grupo , se este não o quiser. Uma vez parte do grupo , tens o direito de falar e ser ouvido. Assim como responsabilidades para com todos , e para o que ele representa em seu coração. Devemos considerar todas as queixas e nos esforçar para eliminar qualquer diferença entre os membros. Que a justiça e a sabedoria dos Deuses estejam junto a nos nestes momentos. Se precisar partir , que seja em perfeito amor , sem ressentimento e procure manter em secreto a intimidade do grupo. Que nunca possa surgir a discórdia , a ambição e a cobiça. Assim como a traição , o orgulho excessivo e a maldade. Que ninguém faça uso da Arte de maneira a causar mal a alguém. Todos podem usar a Arte em vantagem própria ou para vantagens de outros amigos apenas se houver a certeza de que não ira prejudicar ninguém. Faça tudo de maneira segura e com amor. Lembre-se que a Arte vem dos Deuses e que deve ser usada apenas de maneira respeitosa , alegre e fervorosa, e nunca para exibir-se ou vangloriar-se. Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais , marcadas pelas fases da lua ( esbats) e aos feriados sazonais( os 8 sabás). Nós reconhecemos que temos responsabilidades para preservar nosso meio ambiente. Buscamos viver em harmonia coma a Natureza. Nós vemos o Poder criativo como uma polaridade Deus e Deusa. Não valorizamos um sobre o outros , ha apenas o equilíbrio , o amor. Nós não aceitamos o mal absoluto, nem adoramos nenhuma representação do mesmo , seja ele Satã , ou outra afirmação católica. Chamar-se bruxo ou bruxa é sobre tudo controlar as forças interiores , que tornam a vida possível, que de modo possamos entra em harmonia com o universo , em perfeita confiança e amor. Trabalhamos dentro da natureza para aquilo que é positivo para nossa saúde e bem estar. Vivemos em amor e respeito, alegria , prazer e humor. A concepção de "pecado original "inexiste. Sempre medite: Aprender é descobrir o que já sabemos. Agir é mostrar que sabemos. Ensinar é permitir que os outros saibam que sabem tão bem quanto nós. Confie em seus sentimentos e viva em harmonia com eles. Sempre que as coisas lhe parecerem demasiado difíceis concentre-se em resultados positivos de suas ações para você e para os outros. Seu aprendizado e seus processo interiores de crescimento são o resultado mais importante.A RODA DO ANO E OS SABBATS
A RODA DO ANO E OS SABBATS A RODA DO ANO A Roda do Ano representa o círculo sagrado, onde a Deusa virgem concebe seu filho, o vê crescer, se apaixona por ele, até que a morte leva-o para a Terra da Juventude Eterna, para novamente renascer. Muitas pessoas não aceitam a morte do Deus. Não entendem que ele, na verdade é eterno, tão eterno quanto a natureza. Ele se sacrifica para dar continuidade a própria vida, fechando o Sagrado Círculo - Criação, crescimento, apogeu e declínio.
A Destruição do velho revigora a força Natural, pois este é substituído pelo novo. Essa Roda é marcada pêlos oito Sabbats. <>
SABBATS No passado, quando as pessoas viviam em conjunto com a natureza, o passar das estações e os ciclos lunares da lua tinham um profundo impacto em cerimônias religiosas. Por ser a Lua vista como um símbolo da Deusa, cerimônias de adoração e magia aconteciam sob sua luz. A chegada do inverno, as primeiras atividades da primavera, o quente verão e a entrada do outono também eram marcadas por rituais. O calendário religioso Wiccano possui treze celebrações de Lua Cheia e oito Sabbath ou dias de poder.
Quatro desses dias(ou melhor noites) são determinados pelos solstícios e equinócios, o início astronômico das estações. Os outros quatro rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos. Os rituais estruturam e adernam o ano Wiccano, além de nos lembrar do infinito ciclo que perdurará muito depois que partimos.
Os Sabbaths nos contam uma estórias da Deusa e do Deus de sua relação e de seus efeitos sobre a fertilidade da Terra. Muitas são as variações destes mitos. Os Sabbaths tem datas parecidas com as comemorações cristãs, mais não significa que a Wicca "copiou" o cristianismo, já que a Wicca é uma religião pré-cristã.
Abaixo segue uma tabela básica sobre as datas de nossos Sabbats. Muitos preferem comemorar pelo Hemisfério norte, outros pelo sul.
Só um detalhe, os Sabbats são datas festivas, comemore-os com alegria, como a festa que são. Se errar...pare...ria e comece tudo de novo.
O segredo esta em realizá-los com o coração aberto.
Samhain - NORTE: 31 de Outubro.... SUL: 30 de Abril
Yule - NORTE: 21 deDezembro.... SUL: 21 de Junho
Imbolg - NORTE: 1º de Fevereiro.... SUL:1º de Agosto
Equinócio da Primavera - NORTE: 21 de Março ....SUL: 21 de Setembro
Beltane - NORTE: 1º de Maio.... SUL: 1º de Novembro
Midsummer - NORTE: 21 de Junho.... SUL: 21 de Dezembro
Lughnasadh - NORTE: 1º de Agosto.... SUL: 1º de Fevereiro
Mabon - NORTE: 21 de Setembro.... SUL: 21 de Março Posted by golfinho120 at setembro 20, 2004 11:34 AMGRANDES BRUXOS
Grandes Bruxos Agripa Heinrich Cornelius Agripa foi um mago que viveu na Renascença. Nascido Heinrich Cornelius, perto de Colônia, Alemanha, em 1486, ele adotou o nome de Agripa em homenagem ao fundador de sua cidade natal. Trabalhou como médico, advogado, astrólogo e com curas através da fé. Mas fez tantos inimigos quanto amigos e foi acusado de feitiçaria. Em 1529, publicou um livro chamado Sobre a Filosofia Oculta, valendo-se de textos hebraicos e gregos para argumentar que a melhor maneira de chegar a conhecer a Deus era por meio da magia.
A Igreja declarou-o um herético e o prendeu. Morreu em 1535. Agripa foi uma das inspirações de Wolfgang Goethe para escrever a peça Fausto, na qual um homem de ciência faz um pacto com o diabo - semelhante ao pacto entre Voldemort e seus seguidores. Seu nome é também um termo para designar um livro de magia muito especial, cortado em forma de pessoa. Alberico Grunnion Este nome deve ter sido inspirado pelo de Alberico, o poderoso bruxo do poema épico germânico Nibelungenlied (A Canção dos Nibelungos). O poema é um registro mítico de um evento histórico - a vitória dos hunos sobre o reino da Burgundia (hoje parte da França), em 1437d.C. Na versão de Wagner (O Anel dos Nibelungos), Alberico é o rei dos duendes, cheio de ódio em ambição.
Quando descobre um tesouro em ouro, guardado por donzelas inocentes, faz de tudo para obtê-lo, até mesmo renunciar para sempre ao amor. Ele usa o ouro para fazer um anel que lhe dá grande poder. Quando o anel é roubado, Alberico joga sobre ele uma maldição. Todo aquele que o usar padecerá enormes sofrimentos Alvo Dumbledore Atualmente, o diretor de Hogwarts. Considerado por muitos, o maior bruxo de todos os temposCirce Da mitologia grega, feiticeira, filha do deus Hélio e da nereida Perseis.
Vivia na ilha de Eéia, que possivelmente ficava na costa oeste da Itália. Com poções e encantamentos, Circe era capaz de transformar seres humanos em animais. Cliodna Na mitologia irlandesa, Cliodna desempenha diversos papéis, de deusa da beleza a mandatária da Terra Prometida - a vida após a morte. Ela é também a deusa dos mares. Alguns dizem que seu rosto surge nas praias a cada nona onda que se quebra no litoral. Ela tinha três pássaros encantados que curavam os enfermos. Hengisto de Woodcroft Este mago é ou recebeu seu nome em homenagem ao rei saxão da Inglaterra. O rei Hengisto e seu irmão Horsa - seus nomes vêm de palavras em alemão para "garanhão" e "cavalo" - chegaram à Inglaterra em 449a.C., com mercenários, para ajudar o rei Vortigern a derrotar a rebelião dos Pictos e dos Celtas da Escócia. No entanto, começaram sua própria rebelião. Hengisto fundou o reino de Kent.
É provável que o nome Woodcroft seja simplesmente um dos que a J.K. descobriu num mapa e gostou. Em Peterborough, na Inglaterra, ao Norte de Kent, existe o Castelo Woodcroft, lugar famoso por seus assassinatos e fantasmas Merlim É considerado um dos mais sábios magos que já existiram, um bruxo-mestre. Dizem que foi conselheiro dos reis britânicos Vortigern, Uther Pendragon e Artur. Embora a lenda possa ter se baseado em alguém que tenha existido de fato, o Merlim que conhecemos é um personagem tirado da fantasia.
Por exemplo, alguns dizem que foi ele quem colocou no lugar as pedras de Stonehenge. Outros dizem que ele possuía o dom da profecia porque vivia ao contrário, do futuro para o passado, e portanto já tinha visto o futuro. Merlim é mais conhecido como o mentor do rei Artur. Um notável paralelo é que ele ocultou o garoto Artur, protegendo-o, do mesmo modo como Dumbledore escondeu Harry de Voldemort.
Morgana Foi uma feiticeira poderosa da mitologia britânica, especialmente dotada nas artes da cura. Merlim foi seu tutor e, algumas vezes, é dito que ela era meia-irmã do rei Artur. Apesar disso, sempre rivalizou com Artur, roubando sua espada, Excalibur, ou mesmo tramando sua morte. De acordo com algumas lendas, ela viveu no Estreito de Messina. Uma corrente incomum que atravessa aquela região puxa as criaturas fosforescentes das profundezas para a superfície , criando a impressão de estranhas luzes ou de objetos flutuando sobre a água. Essas figuras são chamadas de Fata Morgana, sendo que Fata em italiano significa Fada Paracelso Pseudônimo de Theophrastus Bombastus von Hohenheim (c. 1493-1541), médico e químico suíço. Recusou as crenças médicas de sua época, afirmando que as doenças se devem a agentes externos ao corpo e que poderiam ser combatidas por meio de substâncias químicas.
Identificou as características de várias doenças, como o bócio e a sífilis, e usou ingredientes como o enxofre e o mercúrio para combatê-las Ptolomeu Cláudio Ptolomeu (100?-170?), astrônomo e matemático, cujas teorias e explicações astronômicas dominaram o pensamento científico até o século XVI. Também é famoso por suas contribuições em matemática, ótica e geografia.
A primeira e mais famosa obra de Ptolomeu é conhecida simplesmente como Almagesto. Ela propõe uma teoria geométrica para explicar matematicamente os movimentos e posições aparentes dos planetas, do Sol e da Lua
Os Sabás Sabbath No passado, quando as pessoas viviam em conjunto com a natureza, o passar das estações e os ciclos lunares da lua tinham um profundo impacto em cerimônias religiosas. Por ser a Lua vista como um símbolo da Deusa, cerimônias de adoração e magia aconteciam sob sua luz. A chegada do inverno, as primeiras atividades da primavera, o quente verão e a entrada do outono também eram marcadas por rituais. O calendário religioso Wiccano possui treze celebrações de Lua Cheia e oito Sabbath ou dias de poder. Quatro desses dias(ou melhor noites) são determinados pêlos solstícios e equinócios, o início astronômico das estações. Os outros quatro rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos. Os rituais estruturam e adernam o ano Wiccano, além de nos lembrar do infinito ciclo que perdurará muito depois que partimos. Os Sabbaths nos contam uma estórias da Deusa e do Deus de sua relação e de seus efeitos sobre a fertilidade da Terra. Muitas são as variações destes mitos. Outra coisa os Sabbaths tem datas parecidas com as comemorações cristãs, mais não significa que a Wicca "copiou" o cristianismo, já que a Wicca é uma religião pré-cristã.
A Roda do Ano A Roda do Ano representa o sagrado círculo onde a Deusa virgem concebe seu filho, o vê crescer, se apaixona por ele, até que a morte leve-o a Terra da Juventude Eterna, para novamente renascer. Muitas pessoas tem dificuldade de aceitar que o deus morra, por não entenderem que ele realmente é Eterno - tão eterno quando a natureza. Ele sacrifica-se para dar continuidade a própria vida, fechando o Sagrado Círculo - Criação, crescimento, apogeu e declínio.
A Destruição do velho revigora a força Natural, pois este é substituído pelo novo. Essa Roda é marcada pêlos oito Sabbaths.
Yule Sua comemoração acontece por volta do dia 21 de junho. Nesse período a Deusa da a luz a seu filho e amante, o Deus Cornífero. Yule é um tempo de grande escuridão, da mais longa noite do ano, quando o inverno se estabelece. Entre os antigos povos primitivos, era o dia em que imploravam que o inverno não fosse por demais rigoroso e que as forças da natureza estivessem sempre ao seu lado. Como o Deus Cornífero também é o Sol, Yule marca o renascimento desse astro dentro da Roda do Ano. No período de Yule, devemos ornamentar nosso altar com um azevinho, folhas de figueira ou cipreste e manter velas acesas simbolizando o retorno da luz do Sol. Esse é o tempo da realização de feitiços e preparação de amuletos voltados para a proteção. Em Yule, honramos a Deusa no seu aspecto divino e eterno de Mãe, sendo o Deus sua criança divina, o novo ano solar.
Ervas Típicas do Yule - Louro, Camomila, Alecrim, Sálvia, Zimbo, Cedro e outras. Comidas Típicas do Yule - Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e peras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de gengibre ou hibisco.
Imbolc Celebrado por volta do dia 31 de julho ou 1 de agosto. Imbolc marca o restabelecimento da Deusa após ter dado à luz ao seu filho Deus. Ela é acordada, então, pela luz dos dias, que se tornam gradativamente mais longos. Seu filho já não é mais um bebê, tendo se tornado um jovem sedutor, e seu poder é sentido no morno calor dos dias, agora um pouco mais compridos. Esse calor fertiliza a Terra, ou seja, a Deusa, e proporciona ao longo do período a germinação das sementes. É o sabbath dedicado à purificação. É a festa da fertilidade, caracterizada por muitas velas acesas, que representam nossa própria iluminação e inspiração. Imbolc também é conhecido como Oimelc, Lupercalia, Festa de Pã, dia de Brigit, além de outro nomes. Nesse período, não existem flores nem frutos no altar, representando o que acontece com a natureza. É tempo propício para a realização de feitiços ligados à fertilidade e à prosperidade.
Ervas Típicas do Imbolc - Angélica,Manjericão,Louro,Benjoin,Urze,Mirra e Flores amarelas Comidas Típicas do Imbolc - Laticínios,Creme azedo,Comidas condimentadas e encorpadas,Pratos com pimenta, curry, cebolas, cebolinha ou alho - porro, pratos com passas e um vinho bem forte.
Ostara Celebrado por volta do de 21 de setembro, é o Equinócio de Primavera. Neste dia comemoramos o primeiro dia de primavera, quando as energias da natureza desabrocham de forma exuberante. É o tempo em que a Deusa envolve a Terra com seu manto fértil e o Deus Cornífero vivência sua maturidade. No período de Ostara, noites e dias são iguais e tanto o Deus como a Deusa impelem os animais selvagens à reprodução. É o tempo em que vivenciamos o começo enquanto ação que nos leva a novos acontecimentos. Nosso altar deve estar decorado com narcisos e ovos coloridos. Os narcisos representamos primeiras flores da primavera e os ovos pintados, a fertilidade. Devem ser realizados feitiços ligados a começos, ou seja, novos amores, nova casa, novo emprego, nova vida, etc. Em Ostara, a Deusa é reverenciada no seu aspecto de Deusa da Primavera, e o Deus, no seu aspecto de Deus da Fertilidade.
Ervas Típicas do Equinócio da Primavera - Cinco - folhas, Narciso, Madressilva, Íris, Jasmim,Rosa, Morango e Violeta. Comidas Típicas do Equinócio da Primavera - Sementes como o Girassol,abóbora e gergilin,assim como Castanhas de Pinheiro. Brotos, verduras folhosas e verdes. Pratos com flores, como nastúrcios recheados ou bolinhos de cravo.
Beltane É celebrado no dia 31 de Outubro. Beltane marca a entrada do Deus Cornífero no seu período adulto; ele já não é mais um jovem sedutor e se transformou num verdadeiro homem. Dentro de si habita toda a potência da natureza masculina, e ele deseja a Deusa ardentemente. Ela também se apaixona, e juntos fazem amor sobre as relvas floridas. Nesse ritual, deve-se colocar no jardim um tronco ou mesmo um bambu, no centro de um grande círculo. Esse poste deve ser muitas fitas coloridas que cairão quase até o solo. As pessoas deverão dançar em círculo, segurando a ponta de uma fita. Na verdade, esse poste representa nada mais nada menos do que o fallus, ou seja, o órgão genital masculino. Deve-se ter também nesse período o caldeirão repleto de água com flores boiando na sua superfície. O altar deve estar decorado com uma grande variedade de flores. É tempo dos feitiços ligados à fertilidade feminina e ao amor. A Deusa é, então, venerada como noiva, e o Deus, como Senhor da Floresta; Beltane é tempo de celebração da Sagrada União.
Ervas Típicas do Beltane - Ameêndoa.Angélica,Freixo,Margarida,olíbano,Hera,Mal-me-quer. Comidas Típicas do Beltane - Alimentos vindos ou derivados do Leite,Creme de cravo-de-defunto,Sorvetes de baunilha,bolos de aveia.
Litha É celebrado por volta de 21 de dezembro. É o tempo do solstício de verão, quando os poderes da Natureza se encontram no apogeu, e a Terra se encontra banhada pela fertilidade da Deusa e do Deus. Tudo é claro, e o sol brilha com enorme intensidade
. É tempo das flores solares, como o girassol e a calêndula. O altar deve ter muitos girassóis expressando a potência do Sol nessa época. Ervas mágicas devem ser queimadas no incensário e é também o tempo de colher.Os feitiços são os que estão destinados a aumentar nossas energias e também os de proteção. A Deusa é honrada no seu aspecto Gaia, Mãe Terra, e o Deus, no seu Aspecto de Deus Sol.
Ervas Típicas do Midsummer - Camomila,Sabugueiro,Lavanda,Artemísia,Pinho,Rosas,Verbena,Samambaia,Cravo, Margarida,Lírio e Hera.
Comidas Típcas do Midsummer - Frutas frescas e vinho doce Lammas É celebrado por volta do dia 2 de fevereiro. Também conhecido sob nome de Lughnasadh, é o período da colheita, quando as plantas da primavera mostram seus frutos e sementes, assegurando, assim, futuras colheitas. Nesse período, o Deus Cornífero gradualmente perde sua força, e as noites vão lentamente ficando mais longas do que os dias. A Deusa observa ternamente o fenecimento de seu amante, sabendo que, dentro dela, ele vive enquanto seu filho.
No altar devemos colocar ramos de trigo, espigas de milho e flores da estação. Assamos bolos e pães, e os comemos junto com outros frutos do verão. É tempo de agradecer o alimento recebido e realizar os feitiços ligados à prosperidade. A Deusa é, então, honrada no seu aspecto Semente, e o Deus é reverenciado no seu aspecto de Senhor da Colheita.
Ervas Típicas do Lughnasadh - Flores de Acárcia, Aloé,Talo de milho, olíbano, Girassol, Trigo, Maça Verde, Uva, Pêra, Groselha, Abrunho e Urze.
Comidas Típicas do Lughnasadh - Pães, Amoras pretas e outras frutinhas, frutos do Carvalho(já livres de seu veneno),Maçãs Verdes, Frutas da época e Vinho de Uva.
Mabon É celebrado por volta de 21 de março. É o equinócio de outono, quando a colheita iniciada em Lammas atinge sua plenitude. Mais uma vez dias e noites são iguais, e o Deus se prepara para partir, deixando seu corpo físico e ingressando na sua jornada rumo ao impessoal, para dar lugar ao renascimento da Deusa. A Natureza declina, preparando-se para o inverno. As folhas caem melancolicamente, e tudo parece fenecer tal qual o luminoso Sol. Nesse período o altar deve ser adornado com flores da estação e alguns frutos. É tempo de realização, de feitiços banidores daquilo que não mais se quer, como hábitos sedimentados ou, mesmo, doenças. A Deusa é, então honrada no seu aspecto de Mãe Terra Provedora, e o Deus é homenageado no seu aspecto de Grão.
Ervas Típicas do Mabon - Áster,Madressilva,Mal-me-quer,Mirra,Folhas de carvalho,Flor de Maracujá,Avelã,Milho, Älamo,Feixes de trigo e Cones de Cipestre. Comidas Típicas do Mabon - Pão de Milho,Milho,Abóbora e feijões cozidos e Leite. Samhain É celebrado por volta do dia 30 de abril, 1 de maio. É o período de despedida do Deus Cornífero, que vai penetrar na eterna escuridão e retornar, renascido em Yule.
Samhain é também conhecido sob nome de Festa dos Mortos e Festa das Maçãs. Por ser uma das datas mais importantes para as bruxas, em que se comemora a passagem do ano, ponto em que a Roda completou seu ciclo, Samhain também tornou-se conhecido como Dia das Bruxas. Samhain é tempo de reflexão, em que olhamos para o Ano que passou e procuramos reconhecer nossos atos e deles extrair o significado de nossa vivência. Nesse dia, as bruxas sentem que o grande portal que separa a realidade física da espiritual está aberto, e nessa noite relembramos nossos ancestrais e podemos estabelecer intensa ligação com eles. O altar deve ser ornamentado com maças e folhas de cipreste, e em seu centro deve-se colocar uma cuia cheia de água e algumas velas acesas. É o dia da celebração da escuridão e da morte , e os espíritos nos auxiliam na leitura de oráculos.
Em Samhain reverenciamos a Deusa no seu aspecto de Senhora dos Mistérios e o Deus, em seu aspecto de Senhor da Morte. É o período em que o ciclo se cumpre, deixando-nos a esperança do renascimento.
Ervas Típicas do Samhain - Maçãs,Verbena,Abóboras,Sálvia,Palha,Crisâtemo,Absinto,Pêra,Avelã,Romã ,Grãos, Castanhas e Milho. Comidas Típicas do Samhain - Beterrabas,Nabos,Milho,Castanhas,Gengibre,Cidra,Vinho Quente e pratos com abóboras e pratos com carne. Os sabbaths são comemorações alegres e festivas. Não os comemore sérios de mais, não se preocupe se errar ou esquecer as palavra. dê uma boa risada e comece de novo!!! Afinal tudo é festa!!!LEI DO JURAMENTOLei do Juramento Muitas vezes alguns me perguntam se acaso existe algum tipo de Ética ou "mandamentos" na Bruxaria Wicca , contudo os que já tem estudado a Antiga Religião a um certo tempo , bem sabe que sua única Lei , ou pelo menos a mais difundida é a de "Faça o que quiser , mas não faça mal a ninguém. Contudo , Alex Sanders , chegou a formula um conjunto de Leis, para sua tradição , porem muitos das Leis estão bem desatualizados e eram difíceis de serem lidos. O que apresento aqui , não é bem uma Lei e sim um grupo de frases das quais me baseei no trabalho de Sanders , mas as tornei mais próprias da minha visão e tradição, e que elas sirvam de uma reflexão para todos , e lembrando que não são as únicas verdades a serem seguidas , assim como eu não sou o senhor das verdades. Siga o seu coração , em paz , amor e perfeita confiança. A lei do juramento A Lei do juramento foi feita para os seguidores da antiga religião, para aconselha-los e ajuda-los. Os seguidores da antiga religião devem prestar justa adoração aos Deuses e ouvir suas vontades. Os seguidores da antiga religião devem amar os Deuses , sendo dominado pelo amor deles. Com amor e adoração em seus corações eles devem elevar seu poder e corpo aos Deuses. Os seguidores da antiga religião devem estar apropriadamente preparados para estar na presença dos Deuses. E é necessário erguer um templo que é o circulo, seja ele invocado e purificado verdadeiramente. E que assim seja um local apropriado para os Deuses entrarem. O coven deve ser liderado em perfeito amor e confiança , por pessoas que queiram fazer parte do amor universal junto a Deusa e ao Deus. A força representante dos Deuses no interior do grupo deve de ser o orgulho do mesmo. Devemos celebra nossos mistérios sagrados em harmonia e em segredo para os que possam desequilibra a harmonia já formada. Devemos manter os assuntos da Arte apenas entre os membros do grupo. O que é grupo , deve ser apenas do grupo. Nunca devemos falar pelo grupo , se não foi decidido pelo grupo. Não represente o grupo , se este não o quiser. Uma vez parte do grupo , tens o direito de falar e ser ouvido. Assim como responsabilidades para com todos , e para o que ele representa em seu coração. Devemos considerar todas as queixas e nos esforçar para eliminar qualquer diferença entre os membros. Que a justiça e a sabedoria dos Deuses estejam junto a nos nestes momentos. Se precisar partir , que seja em perfeito amor , sem ressentimento e procure manter em secreto a intimidade do grupo. Que nunca possa surgir a discórdia , a ambição e a cobiça. Assim como a traição , o orgulho excessivo e a maldade. Que ninguém faça uso da Arte de maneira a causar mal a alguém. Todos podem usar a Arte em vantagem própria ou para vantagens de outros amigos apenas se houver a certeza de que não ira prejudicar ninguém. Faça tudo de maneira segura e com amor. Lembre-se que a Arte vem dos Deuses e que deve ser usada apenas de maneira respeitosa , alegre e fervorosa, e nunca para exibir-se ou vangloriar-se. Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais , marcadas pelas fases da lua ( esbats) e aos feriados sazonais( os 8 sabás). Nós reconhecemos que temos responsabilidades para preservar nosso meio ambiente. Buscamos viver em harmonia coma a Natureza. Nós vemos o Poder criativo como uma polaridade Deus e Deusa. Não valorizamos um sobre o outros , ha apenas o equilíbrio , o amor. Nós não aceitamos o mal absoluto, nem adoramos nenhuma representação do mesmo , seja ele Satã , ou outra afirmação católica. Chamar-se bruxo ou bruxa é sobre tudo controlar as forças interiores , que tornam a vida possível, que de modo possamos entra em harmonia com o universo , em perfeita confiança e amor. Trabalhamos dentro da natureza para aquilo que é positivo para nossa saúde e bem estar. Vivemos em amor e respeito, alegria , prazer e humor. A concepção de "pecado original "inexiste. Sempre medite: Aprender é descobrir o que já sabemos. Agir é mostrar que sabemos. Ensinar é permitir que os outros saibam que sabem tão bem quanto nós. Confie em seus sentimentos e viva em harmonia com eles. Sempre que as coisas lhe parecerem demasiado difíceis concentre-se em resultados positivos de suas ações para você e para os outros. Seu aprendizado e seus processo interiores de crescimento são o resultado mais importante.A RODA DO ANO E OS SABBATS
A RODA DO ANO E OS SABBATS A RODA DO ANO A Roda do Ano representa o círculo sagrado, onde a Deusa virgem concebe seu filho, o vê crescer, se apaixona por ele, até que a morte leva-o para a Terra da Juventude Eterna, para novamente renascer. Muitas pessoas não aceitam a morte do Deus. Não entendem que ele, na verdade é eterno, tão eterno quanto a natureza. Ele se sacrifica para dar continuidade a própria vida, fechando o Sagrado Círculo - Criação, crescimento, apogeu e declínio.
A Destruição do velho revigora a força Natural, pois este é substituído pelo novo. Essa Roda é marcada pêlos oito Sabbats. <>
SABBATS No passado, quando as pessoas viviam em conjunto com a natureza, o passar das estações e os ciclos lunares da lua tinham um profundo impacto em cerimônias religiosas. Por ser a Lua vista como um símbolo da Deusa, cerimônias de adoração e magia aconteciam sob sua luz. A chegada do inverno, as primeiras atividades da primavera, o quente verão e a entrada do outono também eram marcadas por rituais. O calendário religioso Wiccano possui treze celebrações de Lua Cheia e oito Sabbath ou dias de poder.
Quatro desses dias(ou melhor noites) são determinados pelos solstícios e equinócios, o início astronômico das estações. Os outros quatro rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos. Os rituais estruturam e adernam o ano Wiccano, além de nos lembrar do infinito ciclo que perdurará muito depois que partimos.
Os Sabbaths nos contam uma estórias da Deusa e do Deus de sua relação e de seus efeitos sobre a fertilidade da Terra. Muitas são as variações destes mitos. Os Sabbaths tem datas parecidas com as comemorações cristãs, mais não significa que a Wicca "copiou" o cristianismo, já que a Wicca é uma religião pré-cristã.
Abaixo segue uma tabela básica sobre as datas de nossos Sabbats. Muitos preferem comemorar pelo Hemisfério norte, outros pelo sul.
Só um detalhe, os Sabbats são datas festivas, comemore-os com alegria, como a festa que são. Se errar...pare...ria e comece tudo de novo.
O segredo esta em realizá-los com o coração aberto.
Samhain - NORTE: 31 de Outubro.... SUL: 30 de Abril
Yule - NORTE: 21 deDezembro.... SUL: 21 de Junho
Imbolg - NORTE: 1º de Fevereiro.... SUL:1º de Agosto
Equinócio da Primavera - NORTE: 21 de Março ....SUL: 21 de Setembro
Beltane - NORTE: 1º de Maio.... SUL: 1º de Novembro
Midsummer - NORTE: 21 de Junho.... SUL: 21 de Dezembro
Lughnasadh - NORTE: 1º de Agosto.... SUL: 1º de Fevereiro
Mabon - NORTE: 21 de Setembro.... SUL: 21 de Março Posted by golfinho120 at setembro 20, 2004 11:34 AMGRANDES BRUXOS
Grandes Bruxos Agripa Heinrich Cornelius Agripa foi um mago que viveu na Renascença. Nascido Heinrich Cornelius, perto de Colônia, Alemanha, em 1486, ele adotou o nome de Agripa em homenagem ao fundador de sua cidade natal. Trabalhou como médico, advogado, astrólogo e com curas através da fé. Mas fez tantos inimigos quanto amigos e foi acusado de feitiçaria. Em 1529, publicou um livro chamado Sobre a Filosofia Oculta, valendo-se de textos hebraicos e gregos para argumentar que a melhor maneira de chegar a conhecer a Deus era por meio da magia.
A Igreja declarou-o um herético e o prendeu. Morreu em 1535. Agripa foi uma das inspirações de Wolfgang Goethe para escrever a peça Fausto, na qual um homem de ciência faz um pacto com o diabo - semelhante ao pacto entre Voldemort e seus seguidores. Seu nome é também um termo para designar um livro de magia muito especial, cortado em forma de pessoa. Alberico Grunnion Este nome deve ter sido inspirado pelo de Alberico, o poderoso bruxo do poema épico germânico Nibelungenlied (A Canção dos Nibelungos). O poema é um registro mítico de um evento histórico - a vitória dos hunos sobre o reino da Burgundia (hoje parte da França), em 1437d.C. Na versão de Wagner (O Anel dos Nibelungos), Alberico é o rei dos duendes, cheio de ódio em ambição.
Quando descobre um tesouro em ouro, guardado por donzelas inocentes, faz de tudo para obtê-lo, até mesmo renunciar para sempre ao amor. Ele usa o ouro para fazer um anel que lhe dá grande poder. Quando o anel é roubado, Alberico joga sobre ele uma maldição. Todo aquele que o usar padecerá enormes sofrimentos Alvo Dumbledore Atualmente, o diretor de Hogwarts. Considerado por muitos, o maior bruxo de todos os temposCirce Da mitologia grega, feiticeira, filha do deus Hélio e da nereida Perseis.
Vivia na ilha de Eéia, que possivelmente ficava na costa oeste da Itália. Com poções e encantamentos, Circe era capaz de transformar seres humanos em animais. Cliodna Na mitologia irlandesa, Cliodna desempenha diversos papéis, de deusa da beleza a mandatária da Terra Prometida - a vida após a morte. Ela é também a deusa dos mares. Alguns dizem que seu rosto surge nas praias a cada nona onda que se quebra no litoral. Ela tinha três pássaros encantados que curavam os enfermos. Hengisto de Woodcroft Este mago é ou recebeu seu nome em homenagem ao rei saxão da Inglaterra. O rei Hengisto e seu irmão Horsa - seus nomes vêm de palavras em alemão para "garanhão" e "cavalo" - chegaram à Inglaterra em 449a.C., com mercenários, para ajudar o rei Vortigern a derrotar a rebelião dos Pictos e dos Celtas da Escócia. No entanto, começaram sua própria rebelião. Hengisto fundou o reino de Kent.
É provável que o nome Woodcroft seja simplesmente um dos que a J.K. descobriu num mapa e gostou. Em Peterborough, na Inglaterra, ao Norte de Kent, existe o Castelo Woodcroft, lugar famoso por seus assassinatos e fantasmas Merlim É considerado um dos mais sábios magos que já existiram, um bruxo-mestre. Dizem que foi conselheiro dos reis britânicos Vortigern, Uther Pendragon e Artur. Embora a lenda possa ter se baseado em alguém que tenha existido de fato, o Merlim que conhecemos é um personagem tirado da fantasia.
Por exemplo, alguns dizem que foi ele quem colocou no lugar as pedras de Stonehenge. Outros dizem que ele possuía o dom da profecia porque vivia ao contrário, do futuro para o passado, e portanto já tinha visto o futuro. Merlim é mais conhecido como o mentor do rei Artur. Um notável paralelo é que ele ocultou o garoto Artur, protegendo-o, do mesmo modo como Dumbledore escondeu Harry de Voldemort.
Morgana Foi uma feiticeira poderosa da mitologia britânica, especialmente dotada nas artes da cura. Merlim foi seu tutor e, algumas vezes, é dito que ela era meia-irmã do rei Artur. Apesar disso, sempre rivalizou com Artur, roubando sua espada, Excalibur, ou mesmo tramando sua morte. De acordo com algumas lendas, ela viveu no Estreito de Messina. Uma corrente incomum que atravessa aquela região puxa as criaturas fosforescentes das profundezas para a superfície , criando a impressão de estranhas luzes ou de objetos flutuando sobre a água. Essas figuras são chamadas de Fata Morgana, sendo que Fata em italiano significa Fada Paracelso Pseudônimo de Theophrastus Bombastus von Hohenheim (c. 1493-1541), médico e químico suíço. Recusou as crenças médicas de sua época, afirmando que as doenças se devem a agentes externos ao corpo e que poderiam ser combatidas por meio de substâncias químicas.
Identificou as características de várias doenças, como o bócio e a sífilis, e usou ingredientes como o enxofre e o mercúrio para combatê-las Ptolomeu Cláudio Ptolomeu (100?-170?), astrônomo e matemático, cujas teorias e explicações astronômicas dominaram o pensamento científico até o século XVI. Também é famoso por suas contribuições em matemática, ótica e geografia.
A primeira e mais famosa obra de Ptolomeu é conhecida simplesmente como Almagesto. Ela propõe uma teoria geométrica para explicar matematicamente os movimentos e posições aparentes dos planetas, do Sol e da Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentario.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.